Este sábado, em Paços da Serra, no concelho de Gouveia, as antigas tabernas, dos anos 50, voltam a abrir portas aos visitantes e residentes que podem apreciar comidas típicas da região e recriar memórias nestes locais de convívio.
Falamos da segunda edição da Rota das Tabernas que vai mostrar aos jovens como se vivia antes e dar oportunidade aos mais velhos de recuar no tempo. As tabernas ficam ao encargo das coletividades da localidade, sendo esta uma forma de ajudar a manter vivas as associações de Paços da Serra, segundo o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Quaresma.
A festa começa com animação do Grupo de Bombos de Vila Nova de Tazem e com um passeio interpretativo do património religioso de Paços da Serra. Durante a manhã abrem as Tabernas e a Feira de Velharias e Artesanato. Depois do almoço é o Rancho Folclórico de Vinhó que anima com um momento musical, seguidos do Grupo de Concertinas de Folgosinho. A iniciativa termina pelas 18h30 com os jogos tradicionais. Segundo o autarca, a iniciativa tem cativado pessoas de todo o país a visitar Paços da Serra que tem menos de 600 habitantes.