A Câmara da Guarda e a Pró-Raia editaram esta semana “Um Roteiro Natural do Concelho”, uma obra que apresenta as condições geoclimáticas do município, as espécies e os principais meios ecológicos existentes, para além de sugerir dois percursos.
«Esta publicação evidencia a importância que o património natural e paisagístico assumem no concelho. A diversidade dos ecossistemas, os núcleos rurais que mantêm as suas vivências diárias e estreitas ligações com a Natureza são realidades que pretendemos preservar e divulgar», sublinhou Lurdes Saavedra, na conferência de imprensa de apresentação do livro de António Pena, que percorreu o concelho para descobrir e registar toda a riqueza natural da Guarda. Este biólogo, com ligações à região, participou, entre outros trabalhos, na elaboração das Cartas de Lazer das Aldeias Históricas, editadas pelo Inatel, mas não esteve presente na sessão de lançamento por motivos de agenda. “Um Roteiro Natural do Concelho” está disponível no posto de turismo da cidade e vai ser oferecido na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em que a autarquia participa pela primeira vez com um stand próprio. A vereadora com o pelouro do Ambiente e presidente da direcção da Pró-Raia espera ainda que esta obra possa também «ensinar às pessoas que, para manter este valioso património, é preciso protegê-lo».
Para além de referenciar a diversidade do património natural, em termos de fauna e flora, o roteiro sugere dois percursos através do Planalto Beirão – um prolongamento da Meseta Norte – e da Zona Serrana, a Oeste e Sul do concelho, pelas encostas e vales da Serra da Estrela. «O património não é só o edificado, é também o natural, cuja importância é cada vez maior», afirmou Lurdes Saavedra. O livro, com uma edição de 2.500 exemplares, é gratuito. Este ano a Guarda está de corpo e alma na BTL, juntando-se assim a outros municípios da região – Seia e Fundão – que decidiram auto-promover-se naquela que é a maior feira nacional de turismo. A organização espera receber cerca de 55 mil visitantes, que têm à sua espera mil expositores. A BTL, que termina domingo, é um evento direccionado para profissionais e público em geral, tendo sido inaugurada ontem na FIL, no Parque das Nações.