Apesar de vencer no distrito, o PS foi o mais votado em apenas seis concelhos: Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas – onde os socialistas conseguiram a melhor votação, 40,7 por cento -, Sabugal e Seia.
Já a AD ganhou nos restantes oito: Aguiar da Beira – onde a AD obteve e melhor votação, 44,5 por cento -, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa. Nestas europeias a taxa de abstenção mais elevada registou-se em Aguiar da Beira: 59,1 por cento.
O Chega foi o terceiro partido mais votado em quase todos os concelhos do distrito da Guarda. As exceções foram Aguiar da Beira e Manteigas. A Iniciativa Liberal protagonizou uma das surpresas da noite com votações surpreendentes em todos os municípios do distrito, com destaque para os 9,34 por cento conseguidos em Aguiar da Beira.
Em queda continua a CDU que não aparece entre os seis partidos ou coligações mais votados em doze dos 14 concelhos do distrito guardense. Os melhores resultados da CDU foram conseguidos em Seia (3,43 por cento) e em Vila Nova de Foz Côa (2,26). Outro derrotado da noite foi o Bloco de Esquerda, que mesmo assim conseguiu limitar os danos e permanece entre as seis forças partidárias mais votadas no distrito. O melhor resultado dos bloquistas foi obtido em Manteigas, com 4,58 por cento dos votos.