Sociedade

Isabel Soler recebe hoje o prémio Eduardo Lourenço

Isabel Soler
Escrito por Sofia Pereira

A investigadora e ensaísta da Universidade de Barcelona, Isabel Soler, vai estar esta quinta-feira na Guarda para receber o Prémio Eduardo Eduardo Lourenço 2024.

Isabel Soler é autora de obras “Derrota de Vasco da Gama: el primer viaje marítimo a la India” e Magallanes & Co.” ainda não traduzidos em Portugal. A sessão vai decorrer às 18 horas na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço. Instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos em 2004 em honra do seu mentor e diretor honorífico, o Prémio destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

Assinalando um ano do início das comemorações do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, também terá lugar o encerramento simbólico do programa de celebração da vida e obra do Ensaísta, Filósofo e Pensador. Iniciadas a 23 de maio de 2023, as comemorações tiveram início na Guarda e na sua aldeia natal de S. Pedro do Rio Seco em Almeida e prolongaram-se ao longo do ano, em vários locais do país e do estrangeiro.

O encerramento simbólico das comemorações tem início pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal com a inauguração da Exposição “O esplendor do caos. Livros e Bibliotecas de Eduardo Lourenço” (fotografias de Duarte Belo) e apresentação do Catálogo por Rui Jacinto. Seguir-se-á a apresentação dos livros “A Biblioteca de Eduardo Lourenço”, por António Pedro Pita e “Leituras de Eduardo Lourenço”, por Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi.

Às 18 horas terá lugar a Sessão de Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2024 a Isabel Soler, numa cerimónia que contará com intervenções dos representantes das instituições que integram o CEI (Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda) e também do Professor Henrique Leitão, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que fará o elogio à galardoada. O júri decidiu atribuir o prémio a Isabel Soler, reconhecendo «toda a importância do seu trabalho crítico, mas também ensaístico em relação às mais diversas pesquisas que tem vindo a fazer ao longo da sua vida profissional».

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply