Sociedade

Sete empresas “Gazela” da Beira Interior registam um «crescimento notável» em volume de negócios

Empresas Gazela E1681979077659
Escrito por Efigénia Marques

Das 135 empresas jovens reconhecidas, sete estão localizadas em municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), sendo uma delas localizada na Guarda, a Darkpurple. Das restantes, três são da Covilhã, duas do Fundão e uma de Seia.
De acordo com os apuramentos efetuados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), o número de empresas Gazela identificadas na CIMBSE passou de quatro, em 2022, para sete, em 2023. A maioria das empresas (cinco) são exportadoras e o volume de negócios das sete empresas cresceu mais de nove vezes entre 2019 e 2022, tendo faturado 1,7 milhões de euros em 2019 e 15,9 milhões de euros em 2022.
O evento de reconhecimento das Empresas Gazela irá realizar-se no próximo dia 22 de maio, no município de Vagos, e contará com a presença do Ministro-Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. Para além da empresa guardense Darkpurple, também serão reconhecidas as empresas da Covilhã, a Geoplus – Engenharia, Geotecnia e Qualidade, a Humanit Digital Consulting e a KO Mpetenza, e uma empresa do Fundão, a Fresh In e a 2 Keep – Fabrico Produtos Metálicos e outra de Seia, a Renasceia – Hotelaria e Restauração.
O conceito de empresa “Gazela” corresponde a empresas jovens (idade igual ou inferior a cinco anos no início do período de observação) e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply