Das 135 empresas jovens reconhecidas, sete estão localizadas em municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), sendo uma delas localizada na Guarda, a Darkpurple. Das restantes, três são da Covilhã, duas do Fundão e uma de Seia.
De acordo com os apuramentos efetuados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), o número de empresas Gazela identificadas na CIMBSE passou de quatro, em 2022, para sete, em 2023. A maioria das empresas (cinco) são exportadoras e o volume de negócios das sete empresas cresceu mais de nove vezes entre 2019 e 2022, tendo faturado 1,7 milhões de euros em 2019 e 15,9 milhões de euros em 2022.
O evento de reconhecimento das Empresas Gazela irá realizar-se no próximo dia 22 de maio, no município de Vagos, e contará com a presença do Ministro-Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. Para além da empresa guardense Darkpurple, também serão reconhecidas as empresas da Covilhã, a Geoplus – Engenharia, Geotecnia e Qualidade, a Humanit Digital Consulting e a KO Mpetenza, e uma empresa do Fundão, a Fresh In e a 2 Keep – Fabrico Produtos Metálicos e outra de Seia, a Renasceia – Hotelaria e Restauração.
O conceito de empresa “Gazela” corresponde a empresas jovens (idade igual ou inferior a cinco anos no início do período de observação) e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo.