Sociedade

Agricultores que bloquearam A25 notificados pela GNR

Primneira
Escrito por Efigénia Marques

Dezenas de agricultores que participaram no protesto em fevereiro na A25, na zona do Alto do Leomil (Almeida), foram notificados para se apresentarem e para serem identificados na GNR, anunciou o porta-voz do movimento.
No passado dia 1 de fevereiro, centenas de agricultores da Beira Interior concentraram-se na A25, a cerca de 13 quilómetros de Vilar Formoso, e impediram a circulação até à fronteira até a meio da noite para exigir mudanças e mais apoios para o setor. Ricardo Estrela, porta-voz do movimento, confirmou que já foram notificados cerca de 50 agricultores para se apresentarem e serem identificados na GNR como condutores dos veículos imobilizados no protesto. O dirigente disse ter ficado surpreendido com a posição do Ministério Público, que diz estar a suscitar «alguma indignação» junto dos visados. «Naquele dia houve o cuidado de se deixar uma faixa desimpedida para circulação de veículos prioritários e que não foi inviabilizada a alternativa de desviar o trânsito pela Estrada acional 16», recordou Ricardo Estrela, que admitiu não ter ainda sido notificado pelas autoridades para se apresentar.
Entretanto, vai aguardar por mais esclarecimentos sobre o processo para que o movimento possa tomar uma posição. Os agricultores estão a ser notificados no âmbito de um inquérito «relativo, em abstrato, à prática dos crimes de desobediência qualificada, dano qualificado e atentado à segurança rodoviária», lê-se num documento a que O INTERIOR teve acesso. A circulação na A25 foi interrompida pelo protesto dos agricultores nos dois sentidos pelas 6 horas do dia 1 de fevereiro, sendo o trânsito desviado para a Estrada Nacional 16 entre Vilar Formoso e Pínzio (Pinhel). O bloqueio, que decorreu sem incidentes e fortemente vigiado pela GNR, começou a ser desmobilizado por volta das 22 horas.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply