Sociedade

«Vamos ouvir falar do Hotel Turismo muito em breve»

Foto Hotel
Escrito por Jornal O Interior

Unidade hoteleira está devoluta desde 2012 e o presidente da câmara da Guarda não acredita na reabertura do imóvel no próximo ano

A afirmação é do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que visitou a feira medieval de Marialva (Mêda), na sexta-feira. A O INTERIOR, o antigo presidente da entidade de Turismo do Centro lembrou que o dossier «está na pasta de transição» e garantiu que «é seguramente um dos temas que vamos ouvir falar muito em breve».
O governante não quis adiantar mais pormenores ou novidades, mas garantiu que «o propósito» dos próximos tempos é «cumprir o que está contratado» entre o Turismo de Portugal e o grupo Pestana. O Hotel Turismo da Guarda, edifício projetado por Vasco Regaleira na década de 30 do século passado, está fechado desde 2012 e dois anos antes tinha sido vendido pela Câmara, então liderada por Joaquim Valente (PS) ao Turismo de Portugal por 3,5 milhões de euros. Em 2017, o imóvel foi um dos primeiros edifícios a integrar o Programa REVIVE, que pretendia salvaguardar e valorizar o património público com valor patrimonial.
Contudo, cinco anos depois, em outubro de 2022, o Hotel Turismo acabou por ser retirado do referido programa por falta de interessados e no mês seguinte surgiu outra solução: a sua inclusão na rede de Pousadas de Portugal. Em janeiro de 2023, o então ministro da Economia, António Costa e Silva, confirmou e anunciou a concessão do edifício à ENATUR – concessionária das Pousadas de Portugal, detida pelo Turismo de Portugal e pelo Grupo Pestana Pousadas.
Um ano depois, pouco mais se avançou no processo do edifício emblemático da Guarda. O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, tem criticado que o edifício «continue no mesmo ponto, ou pior, porque está a degradar-se» e, em janeiro deste ano, acrescentou que «ficámos a saber que o projeto não está feito, que os concursos não estão feitos e não sabemos sequer se a obra iniciará em 2024. Ou seja, perdeu-se mais um ano», pelo que a abertura do Hotel Turismo da Guarda prevista para 2025 «não deverá acontecer». Foram declarações de Sérgio Costa depois da ENATUR ter entregue a memória descritiva do Hotel Turismo que prevê transformar a unidade hoteleira num edifício de quatro estrelas, com 77 quartos, a integrar na rede de Pousadas de Portugal, num investimento previsto de 8 milhões de euros.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply