O Instituto Politécnico da Guarda vai ter menos vagas em 2024 do que no ano anterior. Falamos de menos 48 lugares de acesso ao Ensino Superior.
Entre os cursos com mais vagas estão Enfermagem, com 90, e Engenharia Informática com 72. Exatamente os mesmos lugares que no ano anterior.
Depois destacam-se as licenciaturas de Gestão, com 55 vagas, e Comunicação Multimédia e Desporto, ambos com 50 lugares disponíveis.
Gestão de Recursos Humanos mantém os 46 lugares; Farmácia aumenta uma vaga e passa a contabilizar as 40. Para os cursos de Educação Básica e Ciência de Dados e Inteligência Artificial podem entrar 35 alunos em cada um. Marketing, Contabilidade, Mecânica e Informática Industrial contabilizam, cada um, 30 vagas. Desporto, Condição Física e Saúde mantém os 28 lugares e Biotecnologia Medicinal poderá receber até 25 estudantes.
Mas há descidas a salientar. O curso de Comunicação e Relações Públicas perdeu seis vagas, ou seja, este ano terá 41 lugares, mas no ano anterior tinha 47. Educação Social Gerontológica também perdeu duas vagas, ficando agora com 23, assim como Design de Equipamentos e Ambientes que passou de 26 para 24 lugares neste ano. O curso de Engenharia e Ambiente perde cinco vagas face a 2023, uma vez que este ano apenas poderá colocar 15 alunos. Engenharia Civil passou de 23 vagas para 15, Engenharia Topográfica também perdeu quatro lugares, contabilizando agora 15 vagas. Gestão do Turismo e da Hospitalidade foi uma das licenciaturas com mais quebra no número de vagas, uma vez que de 2023 para 2024 regista um decréscimo de 10 lugares – podendo colocar este ano 20 estudantes. O curso de Gestão Hoteleira passou de 30 vagas para 25 neste ano; Restauração e Catering perdeu sete e agora contabiliza 20 vagas, exatamente igual ao curso de Turismo e Lazer.
Em suma, o Instituto Politécnico da Guarda, no próximo ano letivo poderá acolher até 857 alunos, menos 48 do que em 2023, quando havia um total de 905 vagas.