Vial Franca das Naves e Figueirense são finalistas da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda (AFG).
As duas equipas apuraram-se no domingo ao vencerem as respetivas meias-finais do troféu. “Lanterna vermelha” da Iª Divisão e única representante do escalão principal ainda em prova, a formação do concelho de Trancoso recebeu e venceu o Paços da Serra, da IIª Divisão, por 2-0 com golos de Adriano Abade (31’) e André Vicente (60’). Também a jogar em casa, a equipa de Figueira de Castelo Rodrigo teve mais dificuldades frente ao Sp. Vilar Formoso. O duelo entre duas equipas do escalão secundário foi favorável ao Figueirense, líder já promovido à Iª Divisão, que venceu o conjunto da fronteira por 3-2. O Vilar Formoso inaugurou o marcador aos 37’, por José Mano, e os locais empataram aos 57’, por André Morgado. Fábio Pina marcou o segundo do Ginásio dez minutos depois e o Vilar Formoso fez o 2-2 aos 86’, através de Hugo Araújo. O golo da vitória do Figueirense surgiu aos 90’, por André Mangas. A final está agendada para a cidade da Mêda, em maio.
Entretanto, os campeonatos distritais regressam este domingo. Os jogos da 23ª jornada da Iª Divisão são o Vilanovenses-Guarda FC, Vila Cortês-Celoricense, Fornos-São Romão, Mêda-Foz Côa, Sabugal-Vila Franca, Trancoso-Aguiar da Beira e Freixo Numão-Manteigas. A quatro jornadas do fim lidera o Guarda FC com 45 pontos mais dois que o Vila Cortês, enquanto Sporting Celoricense é terceiro com 42 pontos. Seguem-se o Foz Côa na quarta posição (41) e o Fornos de Algodres no quinto lugar (40). Na IIª Divisão vai jogar-se a 17ª jornada da prova. Com o Figueirense já “coroado” campeão e promovido, duas equipas lutam agora pela segunda vaga de acesso ao campeonato principal: Paços da Serra e Sp. Vilar Formoso. No dia 14 o Gonçalense recebe o Vilar Formoso, o Paços da Serra joga em Casal de Cinza, o Gouveia B defronta em casa o Soito e o Figueirense recebe o Nespereira. Folga o Guarda Unida.
Já no Nacional terminou a fase regular do Campeonato de Portugal, com o já despromovido Gouveia a despedir-se da série C com uma derrota pesada por 6-3 na Marinha Grande.