Os finalistas da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda (AFG) serão conhecidos este domingo numa jornada que já entrou para a história.
É que as meias-finais serão disputadas por três equipas da IIª Divisão e apenas uma do escalão principal, facto inédito no futebol distrital. Os protagonistas vão ser o Vila Franca das Naves, único “sobrevivente” da Iª Divisão na prova, que recebe o Paços da Serra, equipa do campeonato secundário que está na luta pela subida de divisão. No outro jogo da tarde, o já promovido Ginásio Figueirense defronta em casa o Sporting de Vila Formoso, que ainda não perdeu a esperança de acompanhar a formação de Figueirense no regresso à Iª Divisão. São dois grandes jogos em perspetiva. A final está agenda para a cidade da Mêda, em maio.
Os campeonatos vão regressar no dia 14, com a 23ª jornada da Iª Divisão que tem agendados os jogos Vilanovenses-Guarda FC, e um “escaldante” Vila Cortês-Celoricense, Fornos-São Romão, Mêda-Foz Côa, Sabugal-Vila Franca, Trancoso-Aguiar da Beira e Freixo Numão-Manteigas. A quatro jornadas do fim lidera o Guarda FC com 45 pontos mais dois que o Vila Cortês, enquanto Sporting Celoricense é terceiro com 42 pontos. Seguem-se o Foz Côa na quarta posição (41) e o Fornos de Algodres no quinto lugar (40). No fundo da classificação estão o Manteigas, 12º e antepenúltimo com 19 pontos, à frente do Freixo de Numão (13º com 13 pontos) e do Vila Franca das Naves (14º e último com 11 pontos).
Na IIª Divisão vai jogar-se a 17ª jornada da prova. Com o Figueirense já “coroado” campeão e promovido, duas equipas lutam agora pela segunda vaga de acesso ao campeonato principal: Paços da Serra e Sp. Vilar Formoso. No dia 14 o Gonçalense recebe o Vilar Formoso, o Paços da Serra joga em Casal de Cinza, o Gouveia B defronta em casa o Soito e o Figueirense recebe o Nespereira. Folga o Guarda Unida.