Até sábado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda conta com o apoio do Corpo Nacional de Policía de Espanha para mais uma ação conjunta de patrulhamento, na cidade mais alta.
Os agentes espanhóis vão reforçar o policiamento que a PSP presta na Guarda. «As patrulhas estão a percorrer as zonas históricas, de lazer e de restauração, que nesta época de Páscoa têm um maior movimento de visitantes, sobretudo espanhóis, que por conta da proximidade da fronteira se deslocam até à cidade», adianta o Comando Distrital da polícia.
As patrulhas conjuntas têm como objetivo «aumentar a visibilidade e proximidade das autoridades policiais junto dos cidadãos, projetando em simultâneo a imagem institucional das polícias e aumentando o sentimento de segurança dos cidadãos na cidade», acrescenta a PSP em nota enviada a O INTERIOR.
Recorde-se que a cooperação entre a PSP e a Polícia de Espanha acontece no âmbito de um memorando de colaboração que foi assumido entre as duas entidades ao abrigo do programa “Comissárias Europeias”, em dezembro de 2012. Na semana passada, dois elementos da PSP da Guarda estiveram em Salamanca para patrulhamentos conjuntos com a polícia daquela cidade espanhola.