A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) comemorou este terça-feira o seu 10º aniversário, tendo a efeméride sido assinalada com um almoço com todos os presidentes e representantes dos 15 municípios que compõem a CIMBSE, o secretário da Assembleia Intermunicipal e todos os funcionários que integram esta entidade.
Nesta década de existência a CIMBSE tem apoiado vários projetos municipais e intermunicipais nas áreas da educação, saúde, ambiente, turismo e cultura. Já durante o ano de 2024 serão realizadas várias iniciativas e projetos que integram o programa de comemoração dos 10 anos da Comunidade Intermunicipal com o objetivo de «celebrar o passado, mas também olhar para o futuro com otimismo e determinação», adianta a CIMBSE em comunicado enviado a O INTERIOR. Com vários projetos planeados para o ano em curso, António Miraldes, primeiro secretário-executivo da CIMBSE, afirma que «os próximos anos serão de grandes desafios, mas também de enormes oportunidades», tendo como principais objetivos a «melhoria da qualidade de vida das populações e a afirmação da CIMBSE como um ator ativo de referência no panorama local, regional e nacional e até mesmo internacional».
Para realçar a importância da data foi também criado um logótipo comemorativo dos últimos 10 anos, que presente simbolizar o crescimento e o sucesso que a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela conquistou ao longo da última década. De resto, a CIMBSE aproveita o ensejo para agradecer o contributo de todos aqueles que na última década «têm tido um papel ativo e fundamental na construção de um futuro melhor para as Beiras e Serra da Estrela», e principalmente a «confiança e apoio» dos cidadãos.
A CIMBSE é composta pelos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso – três concelhos do distrito de Castelo Branco e doze do distrito da Guarda.
CIM Beiras e Serra da Estrela existe há dez anos
Comunidade Intermunicipal assume-se como «motor de mudança e de alavanca» de projetos municipais e intermunicipais nos últimos dez anos