O município do Fundão participou recentemente, em Utrecht (Países Baixos), numa reunião do consórcio HUB-IN (Hubs de Inovação e Empreendedorismo para a Transformação de Áreas Urbanas Históricas).
O projeto é financiado pelo Horizonte Europa e destina-se a transformar e regenerar áreas urbanas históricas, preservando a sua identidade cultural e social única, assim como o ambiente. O consórcio é composto por oito cidades-piloto: Lisboa, Belfast, Brasov, Génova, Angoulême, Nicósia, Slovenska Bistrica e Utrecht. Estas localidades desenvolveram planos de ação para as suas áreas urbanas históricas com base nas necessidades e valores das comunidades locais, aderindo aos princípios da economia circular e partilhada. «O Fundão, como uma das 17 cidades seguidoras da Aliança HUB-IN, terá acesso a conhecimento, rede e apoio para o seu próprio processo de regeneração. A colaboração entre as cidades-piloto e as cidades seguidoras permitirá criar uma rede de interesse que irá continuar o trabalho do HUB-IN, apoiando e conectando “hubs” de inovação em toda a Europa no futuro», adianta o município em nota enviada a O INTERIOR.
Marcaram também presença na reunião as cidades seguidoras de Palmela (Portugal), Ventspils (Letónia), Chalandri (Grécia), Mostar (Bósnia e Herzegovina), com o objetivo de promover sessões de intercâmbio entre cidades-piloto, seguidoras e especialistas.