Política

CDU teve pior o resultado de sempre na Guarda

Img 4169
Escrito por Efigénia Marques

A CDU – Coligação Democrática Unitária teve o pior resultado de sempre em eleições legislativas tanto a nível nacional, como distrital.
Na Guarda, a coligação formada pelo PCP e Os Verdes conseguiu 1.332 votos, menos 29 do que em 2022, sendo a sétima força política mais votada. Em termos percentuais, a CDU passou de 1,77 para 1,57 por cento no distrito. Já a nível nacional o cenário é idêntico, com menos 34.320 votos, o que se traduz numa descida percentual de 4,39 para 3,30 por cento e também na perda de dois deputados na Assembleia da República, onde a coligação vai passar a ter apenas quatro.
José Pedro Branquinho, cabeça de lista da CDU pelo círculo da Guarda, disse-se «preocupado» com os resultados, uma vez que a coligação tinha a meta de «aumentar a percentagem e o número de deputados e não conseguimos». Apesar disso, o dirigente sindical garante que os comunistas continuarão «atentos e empenhados em defender os interesses de quem reside no distrito da Guarda». O candidato considerou também que «precisamos de uma alteração de políticas no nosso território para inverter a demografia, aumentar a produtividade, diminuir o desemprego e melhorar a vida das pessoas».
Pela sua análise aos resultados de domingo no distrito da Guarda, José Pedro Branquinho assumiu que «os números ficaram aquém do que merecíamos e da nossa expetativa», mas reiterou a disponibilidade da CDU para «defender quem trabalha, os pensionistas, a escola pública, o SNS, a imprensa livre e combater a precariedade», mesmo com «quatro deputados no Parlamento».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply