Os alunos dos vários graus de ensino – CteSP, Licenciaturas e Mestrados –, professores e investigadores e pessoal administrativo do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, vão poder realizar atividades curtas e intensivas de mobilidade em algumas unidades de ensino superior pertencentes ao consórcio UNITA – Rede de Universidades Europeias, que abrange instituições de Espanha, França, Itália e Roménia, para além de Portugal.
Estes programas de mobilidade designam-se “BIP’s – Blended Intensive Programmes” e disponibilizam atividades curriculares intensivas e mistas. Intensivas, porque têm normalmente a duração de cinco a dez dias; mistas, porque o programa de mobilidade prevê uma componente virtual obrigatória, que pode decorrer antes, durante ou após a realização da componente física. Este tipo de mobilidade combinada, virtual e física, atribuirá, no mínimo, três créditos ECTS aos alunos participantes.
“O IPG partilha com a UNITA a visão do trabalho colaborativo como forma de inovar e de aumentar a competitividade das instituições de ensino superior”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Ao promover o intercâmbio de recursos académicos e de competências, o IPG está também empenhado em cooperar em áreas estratégicas que contribuem para aprofundar o projeto europeu”.
Os alunos vão poder candidatar-se às seguintes instituições de ensino superior que integram o consórcio UNITA: Universidad Publica de Navarra (Espanha); Universidad de Zaragoza (Espanha); Université de Pau et des Pays de l’Adour (França); Université Savoie Mont Blanc (França); Università degli Studi di Torino (Italia); Università degli Studi di Brescia (Italia); Universitatea de Vest din Timisoara (Roménia) e Universitatea Transilvania Brasov (Roménia).
A frequência nestes BIP’s irá decorrer ao longo do ano, sendo criada uma bolsa de alunos que serão contactados à medida que as ofertas de mobilidade forem surgindo.