Já está apresentada a lista de candidatos do círculo eleitoral da Guarda pela Aliança Democrática, assim como a lista de mandatários e a comissão de honra. Uma sessão que decorreu no Salão Nobre do Hotel Lusitânia, na Guarda, com a presença de mais de 200 pessoas.
Na sessão, a cabeça de lista, Dulcineia Catarina Moura, afirmou que «vivemos tempos que clamam pela mudança» e acrescentou que «nunca estivemos tão mal na saúde, coesão territorial, habitação, valorização de serviços, carga fiscal asfixiante…».
O país precisa de «crescer com uma estratégia rumo a um futuro promissor. Pedro Nuno Santos não está preparado para ser primeiro ministro. É caso para dizer que, «em oito anos, muita parra e pouca uva, ou seja, muita conversa e pouca ação». Dulcineia Catarina Moura quer debruçar-se sob a «2ª fase das obras do Hospital Sousa Martins; medidas para que os jovens perspectivem o futuro; a diminuição do IRC; requalificação do Hotel Turismo e da linha do Douro entre Pocinho e Barca D’Alva; queremos que o SNS funcione, que as forças de segurança sejam recompensadas e que a carreira docente seja valorizada».
Já o presidente da distrital da Guarda do PSD, Carlos Condesso, olha para a lista apresentada com «confiança de que mudará o distrito e Portugal e derrubará o Partido Socialista». «Polícias, médicos, enfermeiros, professores, agricultores… todos estão descontentes com o governo socialista. Estamos num estado de quase banca rota», afirma.
Sobre Pedro Nuno Santos, Carlos Condesso deixa uma nota: «se não serviu para ministro, nunca servirá para Primeiro Ministro».
Já é conhecido que quem lidera a lista é Dulcineia Catarina Moura (economista) a cabeça de lista; em segundo João Prata (professor); depois Luís Caetano (professor); Cláudia Guedes (professora); Carlos André Baraças (estudante); Teresa Cardoso (engenheira florestal) e o mandatário, Gil Barreiros (médico).
Assim sendo, Júlio Santos é o diretor de campanha, e Jorge Noémio é diretor adjunto. Diogo Crespo Loureiro e Marco Grilo estão na assessoria da campanha. Luís Figueiredo é mandatário financeiro, Luís António Gil Barreiros é mandatário distrital. Entre os mandatários concelhios estão Luís Filipe Pinto de Aguiar da Beira, António Albano Soares de Almeida; António Carlos Achando de Celorico da Beira, Carlos Coelho de Figueira de Castelo Rodrigo, José Fernando Tomaz de Fornos de Algodres, Ricardo Morgado de Gouveia, António Pissarra da Guarda, Nuno Gonçalves de Manteigas, Carla Silva Sequeira da Mêda, Daniela Capelo de Pinhel, Sílvia Nabais do Sabugal, Lucília Leitão de Seia, João Figueiredo de Trancoso e Luís Rebelo de Vila Nova de Foz Côa.
Já no que toca à juventude da AD, fazem parte Alexandre Coelho, Ana Maria Fonseca, André Gonçalves, Beatriz Venâncio, Camila Castelo, Carolina Santos, Daniela Rodrigues, Diogo Mendes Isidro, Diogo Silva, Eduardo Mendes Isidro, Francisco Ferreira, Gabriel Filipe Santos, Guilherme Baltazar, João Ferreira, João Rico, Manuel Silvério Daza, Marco Grilo, Mariana Pinto Coelho, Rafaela Ferreira, Rita Pacheco, Rodrigo Pinto e Vítor Faro.