Arquivo

infoEMPRESAS

Informação da responsabilidade do NERGA

UM FÓRUM CHEIO DE IDEIAS

O NERGA desafiou meia centena de jovens licenciados e bacharéis para criarem, desenvolverem e apresentarem uma ideia de negócio a uma mesa composta por empresários e entidades de âmbito concelhio, distrital e nacional.

O Fórum de Empreendedorismo decorreu no auditório do NERGA no passado dia 27 de Outubro de 2006 e caracterizou-se por um conjunto de actividades que tinham como finalidade última promover o espírito empreendedor e provar que é possível criar uma ideia de negócio desde que se encontrassem reunidas numa mesma plataforma de cooperação a motivação, o conhecimento e a informação.

Assim, a meia centena de jovens esteve durante toda a manhã reunida em sete equipas de trabalho onde em conjunto e com o apoio de consultores especializados criaram uma ideia de negócio e desenvolveram um formato personalizado de apresentação pública destas ideias.

Deste trabalho de cooperação surgiram sete “negócios”: tratamento de águas residuais através de plantas naturais; recuperação de uma aldeia típica para transformação numa atracção turística concertada do tipo aldeia-museu; organização de eventos e consultoria especializada em marketing; clube de serviços de excelência para idosos; um centro de terapia do corpo e da mente; planos de emergência, projectos de segurança e seguros e ainda uma ideia de negócio que será um espaço para o saber e para o conhecimento.

A apresentação pública destas ideias foi realizada durante toda a tarde perante o olhar atento da Câmara Municipal da Guarda, do coordenador nacional da Empresa na Hora; do IAPMEI, do IEFP, do IPG, bem como por uma mesa crítica composta por meia dezena de empresários.

O Fórum foi ainda mais enriquecedor pelo confronto de ideias gerado no final onde entidades e jovens puderam debater as suas ideias e as possíveis formas de serem implementados.

O Fórum do empreendedorismo prezou-se por um balanço muito positivo reconhecido publicamente por todos os presentes que no fim deram conta da sua satisfação pelos conhecimentos e pela informação conseguida.

Este Fórum enquadrou-se no Projecto BIINOVA, iniciativa que visa promover o empreendedorismo na Beira Interior.

I FEIRA HISPANO-PORTUGUESA DO DOURO

Inova Douro, a I Feira Hispano-Portuguesa do Douro, pretende tornar-se num local de intercâmbio de todos os sectores cuja característica comum é a inovação tecnológica no espaço da bacia fluvial do Douro.

Se no passado os rios foram importantes vias de comunicação e penetração de todo tipo de influências culturais e tecnológicas, esta feira quer recuperar o seu uso original e utilizar o Douro como eixo de intercâmbio e desenvolvimento, colocando em contacto sectores e empresas de Espanha e Portugal que trabalham no seu âmbito geográfico.

A Comunidade Autónoma de Castela e Leão e a Região Norte e Centro de Portugal constituem o espaço territorial em que se insere a Inova Douro, e Zamora, cidade ribeirinha e fronteiriça com Portugal, actuará como ponto de acolhimento da feira nos dias 1 a 3 de Dezembro de 2006.

O recinto da feira de Zamora, IFEZA, será a sede que servirá de fórum para aqueles sectores inovadores que trabalham com as novas tecnologias: o turismo activo, energias renováveis, materiais, consultadorias de qualidade, etc., aproximando-os do público.

Esta actividade insere-se no projecto COEMBESA II que visa estimular a cooperação empresarial entre a Região centro de Portugal e a Região Espanhola de Castilla y León.

Para mais informações contactar o Gabinete Empresa

Sobre o autor

Leave a Reply