Sociedade

João foi o primeiro bebé a nascer em 2024 na Guarda

Img 3619
Escrito por Efigénia Marques

Chama-se João o primeiro bebé a nascer na maternidade do Hospital Sousa Martins e, consequentemente, o segundo na Beira Interior. O menino nasceu no final do dia 2 janeiro de 2024, às 20h10. Já às 21h45 nasceu o terceiro bebé na região, desta vez em Castelo Branco e foi uma menina com 3,645 quilogramas.
João nasceu com 3,620 quilogramas e é o primeiro filho de um casal residente no concelho da Guarda. Joana Oliveira e Rui Oliveira mudaram-se recentemente para a cidade mais alta devido à profissão do pai: chefe da PSP. Já a mãe, em teletrabalho numa empresa sediada em Lisboa, mudou-se de malas e bagagens com o companheiro no oitavo mês de gestação. Ou seja, a fase final da gravidez «já foi vivida e acompanhada na Guarda, onde estou a ser muito bem tratada e a gostar muito de ser acompanhada cá», revela a mãe do bebé do ano da Guarda.
Os pais e o pequeno João receberam lembranças do Conselho de Administração da ULS da Guarda e de O INTERIOR, que, numa parceria habitual com o Continente, ofereceu um cheque de 250 euros à família do primeiro bebé nascido na maternidade guardense.
Luís Baptista-Martins, diretor do jornal O INTERIOR, lembra que esta é uma ajuda «essencial às famílias que a recebem há já quatro anos». «E nós ficamos muito satisfeitos por termos ajudado esta família», acrescentou. Apesar de o bebé do ano não ter nascido no dia 1 de janeiro, à semelhança de outros pontos do país, «nasceu bem e quando ele quis», afirmou João Barranca, presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda.
O primeiro bebé do ano veio ao mundo no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, na Covilhã, à 1 hora da madrugada do dia 1 de janeiro. Trata-se de uma menina, batizada de Ayla, que nasceu com 3,7 quilos. Naturais da Covilhã, os pais são residentes em Caria (Belmonte).

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply