Começou hoje a oitava edição do Beira Interior – Vinhos e Sabores, em Pinhel. Até domingo, o centro logístico da cidade recebe cerca de 50 expositores para divulgar os produtos da região, desde o vinho, azeite, mel e frutos secos. A inauguração contou com a presença de Raul Almeida, presidente do Turismo do Centro.
No discurso de inauguração do certame Raul Almeida destacou a importância do Enoturismo. “Todos os produtores aqui presentes têm um potencial turístico que nós identidades públicas devemos incentivar e fazer com que muitos dos produtores se dediquem ao Enoturismo”.
Rui Ventura, autarca pinhelense, começou o discurso a agradecer aos funcionários do município que foram responsáveis pela elaboração e montagem do certame. O edil recordou ainda a forma como surgiu a primeira edição do Beira Interior – Vinhos & Sabores que foi “organizada em três meses. Estamos na oitava edição com a mesma força com que estivemos na primeira e com o mesmo princípio, que é valorizar o território através do nosso vinho”. Rodolfo Queirós, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), revelou que este ano foi feito o convite a distribuidores de vinho e restauração, porque “é muito importante nós termos nas cartas de vinho os vinhos da nossa região”.
O certame organizado pelo município de Pinhel e pela CVRBI inclui provas comentadas por Luís Lopes (diretor da revista “Vinho – Grandes Escolhas”), o enólogo guardense Tiago Macena (primeiro português a tornar-se “Master of Wine”) e o enólogo Tiago Marques, um concurso de vinhos, gastronomia, sessões de “showcooking”, degustações, animação musical e um seminário sobre comercialização de vinhos da Beira Interior.