O II Encontro Ibérico de Medicina Preventiva vai reunir na Guarda, esta quinta e sexta-feira, cerca de 500 profissionais da área da saúde para «procurar soluções para um maior sucesso na prevenção de doenças».
A iniciativa tem como objetivo promover «a colaboração entre especialistas de Portugal e Espanha, identificando desafios e procurando soluções para um maior sucesso na prevenção de doenças», refere a organização. O primeiro encontro foi realizado em 2019 com a ideia de aproveitar a proximidade com Espanha. Nesta segunda edição serão abordados temas como a patologia cardiovascular, o exercício do idoso, a ecografia nos cuidados de saúde primários, o uso da canábis e os principais rastreios realizados em Portugal, incluindo o do pulmão, que se está a ponderar avançar. Serão também apresentados vários projetos como “Medicina das Artes”, que usa a música e a dança como forma de tratamento e a literacia em saúde.
Igualmente relevantes serão uma intervenção sobre o aleitamento e outra sobre a importância dos afetos no desenvolvimento da criança, por um especialista espanhol com livros publicados dirigidos aos pais. O Encontro termina com a partilha da experiência da jovem investigadora Inês Godet, natural do distrito da Guarda, sobre o trabalho que está a desenvolver nos Estados Unidos na área dos cancros da mama e do pulmão.