O voleibol está de regresso à Guarda 29 anos depois com uma equipa feminina do Guarda Unida Desportiva (GUD). A formação, constituída por 10 atletas, vai competir no Campeonato Nacional de juniores B e é orientada pelo professor Rogério Quelhas.
As guardenses não disputaram as duas primeiras jornadas, de 28 de outubro e 1 de novembro, que tiveram que ser adiadas devido à realização de exames de sobreclassificação. O respetivo processo ficou concluído no passado dia 31 de outubro no Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, e a equipa apresentou-se oficialmente no dia seguinte, no pavilhão do centro escolar Carolina Beatriz Ângelo, perante a equipa da Universidade da Beira Interior. O plantel, que ainda não estará fechado, é constituído por Lara Quelhas, Ana Pires, Carolina Santos, Ana Proença, Sofia Proença, Leonor Santos, Inês Pinto, Alexandra Veloso, Beatriz Carvalho, Margarida Abreu, Inês Bernardo, Ana Barbeiro, Leonor Cairrão, Maria Paula e Leonor Oliveira.
Recorde-se que a última equipa federada feminina da Guarda, do NDS, competiu em 1994 e a última equipa de voleibol federada, do GUD, jogou em 2011. Entretanto, o clube, respondendo ao desafio lançado pela Federação Internacional de Voleibol e da Federação Portuguesa de Voleibol, inscreveu uma equipa de voleibol sentado para participar no respetivo campeonato nacional.