A zona do Bonfim, na Guarda, vai ser reabilitada. «Uma zona da cidade que não é mexida há 70 anos», diz o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa. Falamos na rua que sobe da Central de Camionagem até ao Hotel Turismo da Guarda e vice-versa.
O assunto foi questionado ao autarca à margem da reunião de Câmara desta quinta-feira. Sérgio Costa lembra que «estamos estamos a falar de um eixo muito importante da cidade onde existem alguns constrangimentos ao nível das infraestruturas enterradas e que há constantes ruturas». Segundo os dados publicados em PortalBase, a elaboração do projeto de “Execução da Requalificação Urbana do Sistema Viário Estruturante do Bonfim” terá um custo de 68.800 euros, um prazo de execução de 60 dias e será feito pela JCT – consultores de Engenharia.
De qualquer maneira, o presidente da Câmara da Guarda descansa que «em breve vamos fazer um pequeno arranjo para minimizar as lombas que existem naquele pavimento». Conta ter estado «ainda esta semana» com os técnicos no local «a verificar as zonas onde o pavimento tem de ser amenizado», mas relembra que «todas as infraestruturas enterradas vão ter de ser substituídas – abastecimento de água, saneamento, energia eléctrica, telecomunicações, etc., para além do perfil viário que vai ter de ser alterado».
Sérgio Costa espera que a obra possa começar «no início de 2024» porque é «muito importante e reivindicada por todos os que passamos lá todos ou quase todos os dias».
Ainda bem, a reabilitação na avenida Rainha D Amélia ficou muito bem, pelo que essa zona da cidade tb merece.