P – A equipa sénior de futsal do Sporting Clube do Sabugal foi convidada pela Federação Portuguesa de Futebol para participar na IIIª divisão nacional. Porque aceitaram?
R – O convite surgiu no seguimento da nossa prestação na segunda fase de apuramento para o Nacional de futsal, após a vitória no campeonato distrital. Apesar da nossa boa prestação, ficámos em terceiro lugar no nosso grupo, o que automaticamente não permitia a subida aos campeonatos nacionais. No entanto, devido a desistências de algumas equipas por dificuldades que só a eles dizem respeito e outras que não tinham as condições necessárias a subir de divisão, nomeadamente com questões sobre os escalões de formação, o Sabugal ficou numa posição privilegiada que permitiu que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) fizesse esse convite.
P –Esta decisão é financeira e desportivamente sustentável?
R – Neste momento, o Sporting Clube do Sabugal está numa situação financeira estável. Depois de alguns anos de dificuldade, esta nova direção conseguiu estabilizar o clube financeiramente. É óbvio que os campeonatos nacionais vão ser uma novidade para esta direção, mas de qualquer das maneiras temos ideia das coisas e estamos a trabalhar para colmatar qualquer dificuldade financeira que possa surgir.
P – Ao nível logístico também vai haver mudanças? Haverá mais reforços para atacar esta terceira divisão nacional?
R – O esforço vai ser acrescido ao nível dos transportes, deslocações e alimentação dos atletas. Haverá alguns reforços para o plantel, mas não muitos porque a qualidade da equipa é boa e vamos tentar manter sempre aqueles que nos são fiéis e querem estar connosco. Por isso, poderão haver algumas alterações, mas não serão muitas e a equipa não será muito diferente daquela que no ano passado e jogou e fez boa figura na Taça Nacional de futsal.
P – A equipa de sub-19 está presente no Nacional da IIª Divisão. Este plantel poderá servir para fornecer a equipa sénior?
R – Sim. O plantel de juniores sub-19 foi campeão distrital e conseguiu com mérito a subida à segunda divisão nacional do escalão. Têm boa qualidade, são jovens do Sabugal. Temos aqui uma boa geração que depois é ajudada por um, dois ou três elementos que poderão vir de fora e que trazem qualidade para a equipa. Para além de competirem no Campeonato Nacional da IIª Divisão, os sub-19 também terão essa função de colmatar alguma dificuldade ou necessidade que o plantel sénior tenha no campeonato nacional. É esse o objetivo de qualquer equipa de sub-19.
P – Como tem decorrido a preparação da época?
R – Os trabalhos têm corrido de forma normal. É verdade que esta questão de saber em que divisão íamos competir atrasou um pouco as decisões finais, mas as coisas estão a ser alinhavadas pelos coordenadores técnicos da modalidade. Por isso, agora que há a certeza absoluta da subida será rapidamente definido a totalidade do plantel e a sua equipa técnica.
P – Quais são os objetivos de ambas equipas para a época?
R – Os objetivos não diferem muito dos anos anteriores. São sempre competir de forma leal e séria e dar o máximo na competição, tentando sempre fazer o melhor. É óbvio que o objetivo desportivo na IIIª divisão nacional passará pela manutenção e não pela conquista do campeonato, como no distrital, mas o que acreditamos é que haja um empenho total dos nossos atletas e daqueles que defendem as nossas cores. O que se pretende é que eles defendam as nossas cores da melhor forma possível e que orgulhem o clube que representam e o concelho do Sabugal.
___________________________________________________________________
DANIEL TEIXEIRA VINHAS RODRIGUES
Presidente da direção do Sporting Clube do Sabugal
Idade: 51 anos
Profissão: Funcionário Público
Currículo (resumido): Licenciado em Ciências Sociais (Menor Ciência Política e Administrativa)
Livro preferido: “Os Miseráveis”, de Victor Hugo
Filme preferido: “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg
Hobbies: Não respondeu