O acelerado ritmo de envelhecimento da população portuguesa e a falta de profissionais para apoiar a população idosa na Região Centro levaram a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Politécnico da Guarda a lançar um novo curso em Educação Social Gerontológica. O objetivo é capacitar técnicos para atuarem na área psicossocial e promoverem o bem-estar das pessoas idosas e das suas famílias.
O novo curso surge para dar resposta às necessidades das instituições particulares de solidariedade social da região, pelo que existirá uma rápida integração no mercado de trabalho. “Foram as Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS e a Segurança Social da Guarda que revelaram a necessidade de formar mais especialistas capazes de criar programas que permitam melhorar a integração social da população sénior e de grupos em situação de fragilidade financeira, física ou psíquica”, afirma Florbela Rodrigues, diretora do novo curso.
A licenciatura tem a duração de três anos e o último semestre terá uma grande vertente prática, concretizada através da realização por cada aluno de um estágio curricular em IPSS, centros de dia, serviços comunitários das autarquias ou associações que apoiem o envelhecimento na comunidade.
As candidaturas de acesso ao ensino superior encontram-se abertas até 7 de agosto.