Sociedade

CIMBSE vai receber 1 milhão e 200 euros para as empresas de transportes públicos de passageiros

Transporte Autocarro Transdev Celorico
Escrito por Sofia Pereira

As empresas de transportes públicos de passageiros que operam no território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) vão receber cerca de 1 milhão e 200 mil euros. O despacho conjunto do ministro das Finanças e do ministro do Ambiente foi publicado esta segunda-feira em Diário da República.

A verba tem a ver com o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) destinada a assegurar o financiamento do serviço público de transportes da região. Segundo o despacho «tendo por base o apuramento das necessidades de financiamento realizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P., constata -se que os efeitos e severidade da crise pandémica no sistema de mobilidade persistiram durante o quarto trimestre de 2022, justificando -se a atribuição de um financiamento adicional que permita às autoridades de transporte assegurar o financiamento e funcionamento dos serviços públicos de transportes de passageiros».

O montante referido é transferido pelo Fundo Ambiental para as Autoridades de Transportes que deverão apresentar uma declaração que comprove o valor das respetivas dívidas.

Pelo que se pode depreender do despacho publicado em DR, este valor de cerca de 1 milhão e 200 mil euros não se destina à redução das tarifas pagas pelos passageiros. Para além da CIMBSE, todas as comunidades intermunicipais e as duas áreas metropolitanas vão receber verbas que no total ultrapassam os 39 milhões de euros.

Não é novidade que as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto vão receber quase metade do valor a transferir, ou seja, mais de 18 milhões de euros.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply