Sociedade

Politécnico da Guarda é membro de pleno direito da aliança europeia UNITA

Escrito por Luís Martins

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) já é membro de pleno direito da aliança europeia UNITA, a Rede de Universidades Europeias que tem por objetivo modernizar o ensino superior.

«A aprovação da proposta que apresentámos em Bruxelas, no início do ano, reforça a notoriedade do Politécnico da Guarda, bem como a sua estratégia de internacionalização, colocando-nos ao lado das mais prestigiadas universidades europeias», anunciou esta quarta-feira o presidente do IPG, Joaquim Brigas.

Numa nota enviada a O INTERIOR, o IPG adianta que a Comissão Europeia aprovou na terça-feira o alargamento do projeto da UNITA até 2027, tendo o Politécnico guardense passado de «membro associado a membro de pleno direito». A UNITA passou a integrar também uma instituição de ensino superior da Suíça e da Ucrânia.

Este projeto, que dá a possibilidade ao IPG de se consagrar como membro de pleno direito, resultou de uma candidatura conjunta de dez instituições de ensino superior – que compunham a rede UNITA, caso da Universidade da Beira Interior (UBI) – que foi submetida no início do ano. Esta nova edição do consórcio europeu será financiada com aproximadamente 14 milhões de euros durante os próximos quatro anos.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply