O pelotão de jovens Sub-23 terá oportunidade de se mostrar na 14ª Volta a Portugal do Futuro em bicicleta, entre 25 e 30 de Julho, com início em Pinhel e final em Reguengos de Monsaraz, num total de 742,2 quilómetros.
Esta é a segunda maior prova de ciclismo no nosso país, sendo por isso uma rampa de lançamento para os futuros vencedores da Volta a Portugal. Este ano, o Futuro começa na cidade de Pinhel, na terça-feira, onde vai partir a Volta em sistema de contra-relógio, numa extensão de cinco quilómetros. A primeira etapa será no dia seguinte, de 158 quilómetros entre Trancoso e Lousã. Segue-se a etapa que irá ligar Lousã a Abrantes, 154,2 quilómetros (dia 27) e Abrantes ao Marvão, 132,6 quilómetros (28). Esta terceira etapa é considerada pelo director da prova, Joaquim Gomes, como o «ponto alto dos seis dias de competição», disse no dia da apresentação da prova no Museu da Electricidade, em Lisboa. A quarta etapa vai ligar Castelo de Vide a Reguengos de Monsaraz em 168,3 quilómetro, no dia 29, e será nesta última localidade que terminará a competição, no dia 30, num contra-relógio de 142,1 quilómetros.
Em competição vão estar 12 equipas portuguesas e uma espanhola, a SPOL-Caixanova, numa prova em que os ciclistas tentam mostrar capacidade para atingirem mais “altos voos” no profissionalismo. A organização da prova está a cargo da Produção de Actividades Desportivas (PAD).