«Foi tudo muito bom», resumiu, em jeito de balanço, Guilherme Coelho, um dos jogadores da seleção sub14 da Guarda, no final da Festa do Basquetebol Juvenil 2023. Albufeira foi o palco, na semana passada, do maior encontro nacional da modalidade, com a participação das seleções de todos os distritos de Portugal, nos escalões sub14 e sub16, feminino e masculino.
A cidade algarvia recebeu, entre a passada terça-feira e domingo, mais de 1.500 atletas e dirigentes em representação das seleções das 21 associações distritais do continente e ilhas. Num evento que há 15 anos promove o basquetebol, o convívio e a partilha de experiências entre os vários atletas de todo o país, as seleções regionais da Guarda terminaram com uma vitória para cada equipa de sub14 masculinos e sub16 masculinos e femininos. Tiago Nascimento, presidente da Associação de Basquetebol da Guarda (ABG), faz um balanço «muito positivo» desta edição, dizendo que «o principal intuito foi a participação» e valorizando o sentido desportivo e pedagógico do evento. Para o dirigente, «apesar da festa ter a componente de competição, é também de convívio entre todos os participantes».
«Sabemos que a Associação que representamos, infelizmente, é limitada, mesmo a nível da densidade populacional e as escolhas são sempre muito reduzidas», acrescentou Tiago Nascimento, lamentando a falta de capacidade de recrutamento por o distrito da Guarda ser um dos que mais tem sentido o despovoamento. Apesar disso, o presidente da direção da ABG realçou o trabalho dos clubes e considerou que «estão de parabéns pelo trabalho que têm realizado na vertente técnica e humana, e com estes jogos de certeza que os atletas regressam aos clubes ainda mais preparados».
A semana foi de uma intensa aprendizagem para todos os atletas, que em três dias realizaram cinco jogos, ou seja, muitos mais do que aqueles que fazem durante um mês nas competições em que estão inseridos. No final, a Associação de Basquetebol do Porto foi a grande vencedora da prova ao vencer em todos os escalões, femininos e masculinos, algo que nunca tinha acontecido na Festa do Basquetebol Juvenil.