A maior bandeira portuguesa do mundo vai ser hasteada em Gouveia, no sábado, Dia de Portugal, ali permanecendo até ao final do Mundial de futebol. O estandarte foi pintado durante sete horas, no último domingo, na Praceta José Almeida Mota, por 150 pessoas em sinal de apoio à selecção portuguesa que vai disputar o campeonato do mundo da Alemanha.
Alguma emoção e muito cansaço marcaram o rosto de alguns dos pintores improvisados para este desafio patriótico. Gouveia meteu literalmente mãos à obra para pintar o verde, o amarelo e o escarlate numa bandeira com 38 metros de comprimento e 24 de largura. No final da iniciativa, cantou-se o hino e desejou-se boa sorte à equipa das quinas, antes das cores lusas rumarem ao recinto do Rock in Rio, a pedido da organização do festival de música que terminou no domingo em Lisboa. De regresso a Gouveia haverá agora que descobrir um local com capacidade para acolher esta bandeira «sem par no mundo», garante a organização do evento, dinamizado pela concelhia local da JSD. É que na “cidade-jardim” não há muitos edifícios ou espaços para o efeito pretendido.
«Poderá ficar em duas gruas ou na fachada de um edifício, mas o caso é complicado», admite Fernando Brito, da organização. Contudo, o jovem não está preocupado e acredita que a equipa de Luiz Felipe Scolari vai sentir esta «força e apoio especial vindo do interior do país».
«O escudo e a esfera armilar foi a parte mais difícil e começou a ser feita na véspera, para evitar que a pintura ficasse borrada», revela. Para Fernando Brito, a iniciativa pretendeu igualmente criar «o culto da bandeira, que reapareceu com o Euro 2004, para além de fazer renascer a paixão pelo futebol com as cores nacionais». Depois da mais bela bandeira formada por milhares de mulheres, a bandeira pintada em Gouveia também promete ficar na retina de muitos adeptos. Ao todo, gastaram-se mais de 250 litros de tinta, tendo sido necessárias cerca de oito horas para pintar a bandeira. Os participantes ainda tiveram direito a assinar um livro de mensagens que vai ser enviado para o centro de estágios da selecção portuguesa na Alemanha. Uma oportunidade que o autarca local também aproveitou: «Com esforço, entrega e dedicação, estou certo de que vamos conseguir atingir os nossos objectivos», escreveu, augurando bons resultados desportivos a Portugal. «Ganhar é o lema», continuou Álvaro Amaro, que espera que o desempenho da selecção «ajude à auto-estima» e «reforce o enorme orgulho» de ser português.