A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e a segunda ice-presidente do Governo de Espanha e Ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, inauguraram o Centro para a Economia e Inovação Social, que ficará localizado no edifício da Segurança Social, em frente ao Tribunal da Guarda.
Ana Mendes Godinho explica que «estamos, pela primeira vez, a criar um centro de competências dedicado à economia social». Trata-se de uma parceria ibérica «entre Portugal e Espanha e estamos a colocar a Guarda como a centralidade da península ibérica».
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social explica que a Guarda está numa «área na qual o centro de competências vem responder aos desafios e necessidades, nomeadamente na formação de trabalhadores, capacitação da gestão e inovação nos modelos de resposta aos desafios sociais».
Yolanda Díaz vê o Centro para a Economia e Inovação Social na Guarda como «um exemplo dos nossos valores e o reflexo da nossa forma comum de fazer política útil para melhorar a vida dos cidadãos». Para além disso, a segunda vice-presidente do governo de Espanha acredita que «este centro vai ser uma referência na Europa e no mundo».