Decorreu esta quarta-feira mais uma edição das Conferências da Guarda, desta vez focada nas Alavancas para o Desenvolvimento Económico Sustentado. Ao longo da manhã foram debatidas várias ideias por empresários da região.
A sessão de abertura foi da responsabilidade de Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda. No primeiro painel esteve Alcino Lavrador, Diretor Geral da Altice Labs, Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda e Nuno Silva, Diretor da Comunilog, os intervenientes debateram “O papel da Academia no desenvolvimento do ecossistema empreendedor local”. Já Luís Veiga, Administrador Executivo do Grupo Natura IMB Hotels, Paulo Romão, proprietário das Casa do Côro, António Magalhães, Diretor Geral da SODECIA, e Isabel Duarte, Managing Director Air Liquide Europe Business Services discutiram “A importância das redes de nova geração na atração de investimento e fixação de pessoas”.
Alexandre Fonseca, Co-CEO da Altice Internacional também esteve presente na conferência e referiu a importância da «descentralização do mundo empresarial». «A importância que damos ao investimento nos países é igual nos Estados Unidos, na República Dominicana, em Israel, em França, em Inglaterra ou na Alemanha. A importância deste investimento para a competitividade do país para o crescimento económico e social, a importância de investir em ciência, inovação e tecnologia é decisiva para os níveis de competitividade para quais o o mundo está vocacionado», mencionou o empresário.
Ana Abrunhosa. ministra da Coesão Territorial, esteve na sessão de encerramento onde vincou a necessidade de criar «um ecossistema inovador» para existir desenvolvimento territorial.
Saiba mais na próxima edição em papel.
… agora vamos à ação!!!!