Sociedade

Europeu (Qualificação) – Antevisão do Jogo Portugal – Liechtenstein

Foto Portugal
Escrito por Efigénia Marques

Portugal inicia a sua candidatura à qualificação para o Campeonato Europeu, que memoravelmente ganhou em França em 2016, ao enfrentar o Liechtenstein, procurando ultrapassar a dececionante saída de Dezembro, nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo contra Marrocos. Os adeptos estão ansiosos por mais um jogo da seleção, e não vão querer perder os resultados em direto do campeonato da Europa.

Depois de suceder a Fernando Santos como selecionador, Roberto Martínez resistiu à vontade de fazer mudanças e incluiu os veteranos Cristiano Ronaldo (38) e Pepe (40) na sua primeira convocatória de sempre.

“Não olho para a idade” foi a defesa de Martínez para chamar a dupla enquanto se prepara para dar uma primeira vista de olhos à sua nova equipa em ação competitiva. Mas não podia ter pedido um começo muito mais fácil do que enfrentar o Liechtenstein (ranking FIFA: #198) em casa, já que Portugal (ranking FIFA: #9) tem um recorde nos confrontos diretos perfeito em casa (V3), marcando uma média de seis golos por jogo durante esses jogos, com dois deles a darem o recorde nacional de vitórias por 8-0!

O Liechtenstein terá boas recordações do empate 2-2 contra Portugal em 2004, mas apesar de ter perdido apenas 2-1 na sua visita anterior, uma repetição é improvável, uma vez que perdeu cada um dos seus últimos quatro jogos por uma margem de 2-0. A marcação de golos tem sido um problema na qualificação para o Campeonato Europeu (ECQ), uma vez que o Liechtenstein marcou apenas quatro vezes nas duas últimas campanhas juntas (V1, E4, D15)!

Também sem uma vitória fora de casa desde que derrotou os colegas participantes do Grupo J do Luxemburgo, em Outubro de 2020 (E2, D11 desde então), este pode ser um jogo de limitação de danos para o Liechtenstein, cujas duas últimas viagens a nações atualmente classificadas no top 15 da FIFA os viram sofrer nove e sete golos sem resposta contra a Alemanha e a Suíça, respetivamente!

Jogadores a observar: O português Gonçalo Ramos marcou seis vezes nas suas últimas seis participações pelo Benfica, e marcou ainda um brilhante hat-trick no Campeonato do Mundo contra a Suíça, em Dezembro. Ninguém no atual plantel do Liechtenstein marcou mais golos internacionais do que o capitão Nicolas Hasler (cinco), sendo que três dos seus quatro golos no clube esta época chegaram dentro dos 20 minutos iniciais.

Hot stat: Cada um dos últimos seis jogos de Portugal na qualificação para um Europeu testemunhou golos em ambas as partes (V5, D1).

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply