Sociedade

Investigadora da UBI ganha Best Paper Award “Women in Pharmaceutics” 2022

Escrito por Luís Martins

Fani Sousa, do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI), venceu o prémio “Best Paper Award for Topical Collection” “Women in Pharmaceutics” de 2022, atribuído pela revista científica “Pharmaceutics”.

O artigo galardoado intitula-se “mRNA, a Revolution in Biomedicine” e tem, entre os autores, Bruno Baptista e Rita Carapito (ambos do CICS-UBI e alunos de doutoramento), Nabila Laroui (Centre de Biophysique Moléculaire) e Chantal Pichon (Centre de Biophysique Moléculaire). O trabalho aborda questões relacionadas com a utilização de RNA mensageiro (mRNA). Esta molécula terapêutica tem conquistado visibilidade no contexto do desenvolvimento de novas terapêuticas inovadoras, vislumbrando-se a sua aplicação em imunoterapia, medicina regenerativa, vacinação e edição de genes.

«Atualmente, o potencial terapêutico do mRNA é indiscutivelmente reconhecido, o que foi muito reforçado pelos resultados alcançados no combate à pandemia de Covid-19, mas ainda existem algumas condicionantes que precisam ser ultrapassadas», refere o resumo do artigo. Antes deste reconhecimento, o estudo tinha sido selecionado como tema de capa de um volume especial da “Pharmaceutics”, em 2021.

A “Pharmaceutics” é uma revista de acesso aberto dedicada à ciência e tecnologia de produtos farmacêuticos e biofarmacêuticos, publicada mensalmente online. Segundo os rankings Journal Citation Reports e CiteScore, é uma das publicações de maior impacto no mundo científico.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply