Sociedade

Marx, Engels e a teoria marxista na última aula de José Carlos Venâncio na UBI

Escrito por Luís Martins

José Carlos Venâncio, professor catedrático do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), profere esta terça-feira a sua última aula, intitulada “O que colhi de Marx. Considerandos de um itinerário de investigação”.

A aula debruçar-se-á sobre a relevância de Karl Marx, Friedrich Engels e da teoria marxista, em geral, no percurso de investigação do agora docente aposentado. Para José Carlos Venâncio, «repensar a obra de Marx e Engels sob estas circunstâncias equivale igualmente a ponderar sobre a atualidade da mesma na análise sociológica, nomeadamente na que está relacionada com contextos africanos e com a condição negra num mundo cada vez mais diaspórico e identitariamente fluido».

A Última Aula é promovida pelo Departamento de Sociologia e decorre no Anfiteatro 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, pelas 15 horas, com entrada livre. Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade de Mainz (Alemanha), em 1984, e agregado em Sociologia pela UBI, José Carlos Venâncio foi docente da UBI entre 1989 e 2021, onde lecionou e investigou nas áreas da Sociologia da Cultura, Estudos Africanos e Sociologia da Literatura e da Arte.

É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e assumiu, recentemente, uma das vice-presidências da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. José Carlos Venâncio tem uma vasta publicação de artigos, livros e capítulos em livros nas áreas de investigação referidas.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply