No próximo sábado, decorre o I Capítulo de Entronização no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa incluído nas comemorações da Festa da Amendoeira em Flor que decorre em Foz Côa entre 17 de fevereiro e 5 de março.
Na cerimónia vão estar mais de 60 confrarias (nacionais e internacionais) e mais de 300 confrades. Depois do I Capítulo de Entronização realizar-se-á o desfile das confrarias pelas ruas de Foz Côa, «promovendo momentos de sensibilização e proximidade com a população», segundo a organização.
Fundada em 2021, a Real Confraria Da Amêndoa De Portugal é uma confraria de âmbito nacional, sediada em Vila Nova de Foz Côa e que, apesar do seu curto trajeto temporal, apresenta no seu percurso a concretização de diversas atividades significativas, «que nos permite afirmar que a sua criação veio reforçar o movimento confrádico em território nacional».
Vila Nova de Foz Côa é designada como «Capital da Amendoeira em Flor, devido à maior densidade de amendoal no país, traduzindo as suas virtudes na Festa Da Amendoeira em Flor que comemora 41 anos de existência em 2023», entre 17 de fevereiro e 5 de março.