Sociedade

Programa “Mais Médicos” pretende atrair médicos para zonas pouco populosas

Medica 52546505861e776eabdad0
Escrito por Efigénia Marques

Em 2024 o Governo vai lançar um programa de formação partilhada para atrair jovens médicos aos hospitais de territórios com pouca população. O programa denominado “Mais Médicos” aplicar-se-á às sete unidades hospitalares localizadas em Bragança, Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Portalegre, Santiago do Cacém e Beja.
O Programa pretende dar majorações dos ordenados e oferecer alojamento a jovens médicos que façam a especialidade partilhada entre hospitais centrais e de zonas com menos densidade populacional. É um modelo que pretende resolver a falta de especialistas e a dificuldade dos hospitais mais pequenos em dar formação.
«Temos de reconhecer que há hospitais que partem em desvantagem. Há hospitais, cuja localização geográfica faz com que seja mais difícil atrair profissionais. Esses hospitais precisam de um programa especial para atraírem médicos não só especialistas, mas para o período de formação das especialidades», explicou Manuel Pizarro, Ministro da Saúde. «Não tenho nenhuma dúvida que, no médio prazo, isto vai resolver o problema porque uma parte destes médicos vai fixar-se ali (…). Temos de atrair os médicos e tratar com carinho estas situações. Seguramente que se as pessoas forem para lá numa idade mais jovem, antes de constituírem família, antes de estabilizarem a sua vida, é mais fácil que uma parte delas se fixe», acrescentou. Em causa estão especialidades como Medicina Interna, Cirurgia Geral, Anestesia, Ortopedia, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria e Radiologia.
Quanto à habitação, Manuel Pizarro adiantou que as autarquias e os hospitais serão envolvidos para que sejam criadas condições de alojamento que «minorem a despesa excessiva de quem tem de trabalhar em dois sítios diferentes».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply