Região

Rebanhos na Serra da Estrela fogem à procura de comida após incêndio do Verão

Ovelhas
Escrito por Efigénia Marques

Há ovelhas e cabras a desaparecer nas quintas da zona da Serra da Estrela. O caso está a intrigar os agricultores, pastores, associações ambientalistas e autoridades da região que têm feito buscas no terreno.
Nas últimas semanas chegaram à redação de O INTERIOR relatos de casos semelhantes ao de um pastor de Sameiro (Manteigas), cujo rebanho de 21 cabras desapareceu no passado dia 9 sem deixar rasto. Segundo explicou Sara Boléo, responsável da Associação Guardiões da Serra da Estrela, «devido aos incêndios e apesar de já haver alguns pastos, estes animais preferem vegetação mais densa e, por isso mesmo, fugiram à procura de outros pastos». O rebanho estava a ser pastado por uma idosa, que, «por ter um problema no joelho, não conseguiu acompanhar os animais». A responsável acrescentou que o desaparecimento «não se terá tratado de roubo», no entanto, «desde o dia em que desapareceram até este momento, isso pode ter acontecido entretanto».
Até ao fecho desta edição, o rebanho do pastor de Sameiro, com uma quinta junto ao Skiparque, ainda não apareceu. São 21 cabeças – um número que para muitos pode parecer pequeno, mas que é a subsistência deste pastor e de muitos outros na região da Serra da Estrela, lembra Sara Boléo. As buscas ainda continuam – com o envolvimento das autoridades, associações e voluntários. Sara Boléo já apelou ao apoio de mais voluntários porque «quantas mais pessoas se juntarem, melhor» e reforçou a importância de ter alguém «com um drone e câmara térmica». Nestes últimos dias, devido ao mau tempo, as buscas foram suspensas, mas a responsável dos Guardiões da Serra da Estrela garantiu que assim que as condições climatéricas melhorarem, as buscas vão ser retomadas.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply