Região

Fotógrafo fundanense Luís Miguel Proença vence concurso internacional do Museu do Douro

322980692 866411781263497 8422338254706740396 N
Escrito por Efigénia Marques

O fotógrafo do Fundão Luís Miguel Proença venceu o concurso internacional promovido pelo Museu do Douro, com o conjunto de fotografias “Paisagens e detalhes”.
A edição 2022 aliou-se à celebração dos 20 anos da classificação do Douro como Património Mundial da Humanidade, tendo concorrido 23 fotógrafos e admitidos 19. Os trabalhos aprovados, submetidos sob a forma de conjuntos, foram apresentados ao júri de forma anónima. De acordo com os promotores, o primeiro prémio foi atribuído a Luís Miguel Proença e o segundo a José Suzano Magalhães, de Gondomar (Porto), com o conjunto “Alto Douro Vinhateiro”. O terceiro prémio foi ganho por António Abrunhosa, de Vila Nova de Foz Côa com o conjunto “Gentes, trabalhos e locais”. O objetivo deste concurso foi «captar as mudanças e ou persistências da paisagem evolutiva e viva – o Douro – nos seus mais diversos aspetos».
As imagens vencedoras do concurso vão agora integrar a base de dados “Arquivos Visuais” do Museu do Douro, sendo o mote para uma exposição itinerante. O concurso insere-se no projeto “Fotografia Contemporânea no Douro” e conta com a parceria da EDP – Produção.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply