Está no Sabugal, junto ao castelo, o maior presépio natural do país, que, até 8 de janeiro, proporciona «uma perceção tão real quanto possível do presépio de Belém, oferecendo uma experiência imersiva imperdível».
Esta recriação de cenas bíblicas relacionadas com a Natividade ocupa 1.100 metros quadrados e foi construída com toneladas de troncos de castanheiros, heras e musgos recolhidos na natureza, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do presépio. O evento de animação natalícia, que já vai na oitava edição, é organizado pelo município raiano e conta, no Largo da Fonte, no centro da cidade, com barraquinhas e um carrossel parisiense. Já ao longo da Rua 5 de Outubro estão patentes vários presépios elaborados a partir de materiais naturais e reciclados pela comunidade escolar e pelas instituições particulares de solidariedade social do concelho.
No Largo do Castelo há um Mercadinho de Natal, uma exposição e venda de produtos e de artesanato local, promovido pela ADES – Associação Empresarial do Sabugal. O “Sabugal Presépio” já é uma marca identitária do concelho raiano nesta altura do ano e pretende envolver a população local e atrair mais visitantes. Um objetivo que tem sido alcançado – com exceção dos anos de pandemia –, já que o presépio tem registado uma média anual de 50 mil visitas, adiantou o município. Paralelamente, todos os fins de semana há música, teatro, animação e diversas iniciativas para toda a família. No centro histórico da cidade estão disponíveis passeios de burro e de charrete. O município e a ADES promovem ainda a iniciativa “Montras de Natal”, com o propósito de dinamizar o comércio local.