A ASTA – Teatro e Outras Artes vai ser um dos parceiros do projeto europeu “Green E.Th.I.Cs. – Experiences through Theatre Inspiring Communities”. Este é um projeto que reuniu os 18 intervenientes de 12 países europeus nos dias 23, 24 e 25 de novembro e que se estenderá até 2025.
O “ Green E.Th.I.Cs” «pretende usar o teatro para sensibilizar as comunidades para as questões ambientais e promover comportamentos mais sustentáveis», de acordo com o comunicado da ASTA enviado a O INTERIOR. Até 2025 a companhia de teatro covilhanense juntamente com os restantes participantes vai organizar workshops, performances e um jogo interativo que mistura informações ambientais, com histórias verídicas relacionadas com o ambiente.
Sérgio Novo, diretor da ASTA acredita que «o teatro e as artes podem contribuir para um melhor ambiente», já que «ajuda a suscitar emoções e a fomentar a reflexão». O responsável salienta que «cada parceiro agirá localmente e abordará a realidade de cada país». Em Portugal, por exemplo, serão abordadas questões relacionadas com a seca e os incêndios. Sérgio Novo acrescenta ainda que esta preocupação com o ambiente já faz parte da atividade da ASTA com o projeto “reciclARTE” que consiste em workshops de artes plásticas que transformam lixo em arte.
O projeto Green E.Th.I.Cs tem um orçamento de 3,2 milhões de euros, sendo 60 por cento desse valor financiado pelo Creative Europe Programme of the European Union 2021-2017, e contará também com a angariação de capital privado por parte de cada um dos parceiros. Em Portugal, além da ASTA, também a Universidade de Évora integra o consórcio, através de uma equipa coordenada por Isabel Bezelga, que se responsabilizará pela avaliação do projeto.