Anabela Matias e Carlos de Bragança propõem uma viagem «histórico-ficcionada» à Guarda do século XIII no livro “A Sombra do Dragão”, que foi apresentado este sábado na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, no âmbito do ciclo “Escrita com(n)vida”.
Trata-se de um conto inspirado na cidade mais alta, que o leitor descobre através de Abraão, a personagem central, um judeu que chega à Guarda vindo de Toledo e Salamanca e começa a trabalhar na forja do mestre Cleto. Este é o ponto de partida de um livro que a autora diz ser «uma ode à Guarda», acrescentando que a “Sombra do Dragão” «existe mesmo na Torre dos Ferreiros, mas é sobretudo uma sombra inspiradora porque é o sonho que nos acompanha e comanda a vida em todos os momentos».
Com ilustrações de Carlos Adaixo, a obra foi apresentada por José Manuel Monteiro, professor do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque e poeta. A sessão contou com a atuação de alunos do Conservatório de Música S. José da Guarda. Saiba mais na próxima edição de O INTERIOR.