Sociedade

Conservatória da Guarda com “balcão de nacionalidade”

23630420446 C6f4b4f717
Escrito por Efigénia Marques

A Conservatória do Registo Civil da Guarda tem um dos 17 “balcões de nacionalidade” abertos no país para dar resposta ao aumento exponencial de pedidos de nacionalidade.
Segundo o “Diário de Notícias” desta terça-feira, os registos civis receberam mais de 195 mil pedidos de nacionalidade portuguesa em 2021, tendo atingido o pico em agosto. Como a procura era tanta, além destes 17 balcões, foram criados 24 polos para os processos de descendentes de sefarditas portugueses, além de terem sido delegadas competências para o efeito nas Conservatórias de Castelo Branco e Fundão. Os serviços do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) recebiam, entre 2010 e 2016, uma média de 100 mil pedidos de nacionalidade por ano. Mas esse valor aumentou nos últimos cinco anos.
Ainda não há dados para o presente ano, mas em 2021 o IRN concedeu a nacionalidade portuguesa a 133.874 estrangeiros, sobretudo brasileiros e judeus sefarditas, estes últimos com mais de 50.407 pedidos. Completam o top 5 os naturais de Cabo Verde, de Angola e da Guiné-Bissau. Além da Guarda, foram abertos “balcões de nacionalidade” nas Conservatórias do Registo Civil da Amadora, Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Lisboa, Oliveira de Azeméis, Ovar, Pombal, Santarém, Torres Vedras, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Viseu.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply