O avanço da tecnologia provocou alterações profundas à forma como vivemos. Muitos são os casos em que com apenas um clique pode tomar decisões e mudar a sua vida.
E o mesmo se aplica a questões burocráticas. Graças à evolução e digitalização de diversos processos, hoje é possível gerir burocracias sem sequer sair de casa. Incluindo assinar documentos.
Tudo graças à assinatura digital, que já permite subscrever serviços e autenticar documentos.
Todos os cidadãos portugueses podem ter a sua própria assinatura digital e recorrer à sua utilização sempre que as entidades em causa disponibilizem este tipo de autenticação.
Muito utilizada no serviço público e nas entidades financeiras, esta autenticação permite, por exemplo, renovar o Cartão de Cidadão, autenticar declarações no Portal das Finanças e assinar contratos de financiamento.
E desengane-se se pensa que é menos segura do que uma assinatura em papel. A autenticação digital é única, pessoal e intransmissível.
Como obter assinatura digital?
Em primeiro lugar, é importante compreender que a assinatura digital tem de ser criada através de um serviço de ID Digital que garanta a exclusividade da autenticação. Para isso, precisa de um computador, telemóvel ou tablet.
Mas existe mais do que uma opção de assinatura digital.
A assinatura digital através do Cartão de Cidadão é a mais conhecida. Contudo, só a pode utilizar para se autenticar se tiver um leitor de cartões para o efeito. Além disso, terá de instalar o software necessário para que a leitura seja feita.
Pode preferir a autenticação através da Chave Móvel Digital (CMD), que é mais simples. Para isso, só tem de ativar a sua CMD online, ativar a assinatura digital e utilizar o pin de assinatura da CMD para conseguir assinar qualquer documento.
Por fim, existe ainda um terceiro método: a one-time password. Este é um tipo de autenticação muito utilizado na formalização de contratos de crédito, por exemplo. Funciona através do envio de mensagens com um código único e “descartável”, que permite assinar determinado documento.
Assinatura digital na contratação de crédito
Antes, pedir um crédito implicava sair de casa e perder horas em idas ao banco para tratar de burocracias sem fim. Atualmente, já é possível tratar de tudo online.
O resultado? É possível poupar tempo e papel, o que traduz em clientes mais felizes e um planeta mais saudável.
Graças à assinatura digital, pode contratar um crédito pessoal online, pedir um crédito consolidado ou optar pelo melhor crédito automóvel para o seu caso. Desta forma, obtém o seu financiamento de forma mais simples e célere.
Mas lembre-se: não deve resignar-se com a primeira opção de crédito que encontrar. O facilitismo do online abre portas a algumas situações de possíveis burlas, pelo que deve garantir que escolhe entidades sérias e que compara várias alternativas.