A Plataforma P’la Reposição das SCUT na A23 e A25 divulgou no Fórum de Participação Cívica, na Covilhã, que o manifesto “Juntos Reclamamos a Reposição das SCUT no Interior” recolheu 3.124 assinatura durante o mês de setembro.
O documento que pretende mostrar a «indignação» pela cobrança de portagens nas autoestradas 23, 24 e 25 será apresentado esta terça-feira numa reunião no Ministério das Infraestruturas. O manifesto revela que foi feita uma nova avaliação dos impactos das portagens nas antigas SCUT, constatando-se que a reivindicação para o fim dos pagamentos ganhou «razões acrescidas» em resultado da pandemia de covid-19, do aumento da inflação e do impacto dos incêndios. Todas estas condicionantes a juntar ao preço das portagens dificulta deslocações ao interior do país, considerou a Plataforma.
O documento também refere o que será feito caso a reunião se revele inclusiva, mandatando, desde já, a Plataforma para convocar as ações que se venham a mostrar necessárias, designadamente a realização de marchas lentas/buzinões na Covilhã, Fundão, Castelo Branco e Guarda, ainda no mês de outubro. Em cima da mesa está também a realização, no início de novembro, de uma marcha lenta, com saída de várias localidades diferentes e um ponto de chegada comum.