Região

Cavaleiro morre colhido por touro no encerro da Freineda (Almeida)

Escrito por Luís Martins

Um cavaleiro morreu este sábado na sequência de uma cornada de um touro no encerro da Freineda, no concelho de Almeida.

Segundo apurou O INTERIOR, o homem de 53 anos foi colhido com gravidade, «na zona da femoral», de acordo com uma testemunha, após o cavalo que montava ter caído durante do percurso de encaminhamento dos touros do campo para a praça da aldeia, uma tradição que integra as festas de Santa Enfémia.

«Ele foi colhido pelo touro em cima do cavalo, que tinha caído», acrescentou a mesma fonte. Os populares presentes no local e a equipa dos bombeiros de Almeida mobilizada para o encerro e a garraiada da Freineda ainda prestaram os primeiros socorros e manobras de estabilização, tendo a vítima sido transportada para o Hospital Sousa Martins, na Guarda, onde acabou por falecer durante a tarde.

Carlos Martins Pombo (na foto abaixo) era natural da Lageosa da Raia (Sabugal), onde residia desde que regressou de França, e um cavaleiro habitual e com experiência nos encerros que se realizam anualmente nas aldeias fronteiriças do concelho do Sabugal e Almeida. É a primeira vítima mortal por haste de touro na zona raiana desde o início da década de 90 do século passado.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply