Sociedade

O regresso das Festas da Cidade, na Guarda 14 anos depois

20220730 010901
Escrito por Efigénia Marques

As Festas da Cidade regressaram este ano à Guarda 14 anos depois. Foi no passado fim de semana que o estacionamento do Mercado Municipal recebeu o palco principal onde aturam os cabeça de cartaz Miguel Araújo, Diogo Piçarra, April Ivy, Ana Malhoa, Jimmy P, Piruka e Insert Coin. Já o Largo da Misericórdia foi montado um palco para grupos locais. Entre os vários dias subiram a palco.
Para os guardenses foi um «ótimo regresso das Festas da Cidade». Os visitantes já o pediam há muito tempo, uma vez que «a cidade precisa de dinamismo e animação». Estes eventos «promovem a cidade» e fixam «os jovens» na Guarda, ao invés de «saírem para outras cidades».
Nas Festas da Cidade, entre os guardenses, ouvia-se que os concertos «surpreenderam bastante» e que nunca se pensou «ter umas festas tão espetaculares». O fim de semana foi um «sucesso enorme. Foi o despoletar de uma iniciativa que já tinha sido perdida há 14 anos». A vontade dos guardenses é que no próximo ano o evento regresse, dizem que «nunca tivemos festas assim tão grandes e que a cidade precisa deste movimento».
Para o presidente da autarquia, Sérgio Costa, este fim de semana foi um sucesso. E no próximo ano as festas serão uma realidade. «A adesão da população, quer da Guarda, quer das aldeias e vilas da região e até fora do distrito». Diz até que «os números falam por si» e reforça que durante o último fim de semana passaram pela Guarda «dezenas e dezenas de milhares de pessoas». «Há eventos que resultam à primeira e este é um deles. Há pontos a corrigir, mas este modelo veio para ficar», acrescenta o edil. Quanto ao próximo ano, Sérgio Costa refere apenas que as festas se realizarão na mesma altura deste ano.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply