A selecção sub-14 da Associação de Futebol da Guarda (AFG) conquistou a “Liga de Bronze” o Torneio Interassociações Lopes da Silva, que terminou em Évora na sexta-feira.
Depois de uma fase de grupos aziaga – com derrotas nos três jogos disputados com Lisboa, Algarve e Viana do Castelo –, os jovens guardenses protagonizaram uma segunda fase vitoriosa ao ganharem as três últimas partidas da competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) com as 22 associações distritais. A vitória (2-1) sobre Castelo Branco na sexta-feira valeu-lhes o troféu da “Liga de Bronze”. Na véspera, a Guarda ganhou 1-0 à seleção da Horta (Açores) e no dia 22 derrotou Bragança por 2-0. No cômputo geral, os guardenses foram 19ºs da classificação geral. O torneio foi ganho por Braga, que derrotou Lisboa na final no desempate por grandes penalidades (5-4), após a igualdade a zero no tempo regulamentar.
A AFG levou para o Alentejo os guarda-redes Ivan Buyarskyy (de origem ucraniana, Seia FC) e João Neves (ED Gouveia), bem como Diogo Figueiredo, Valter Matos, Gabriel Santos e Gonçalo Fonseca (todos da AD Fornos); Leandro Lopes (Seia FC); Martim Garcia e Marcelo Saraiva (ambos da ED Gouveia); Francisco Monteiro (Sp. Vilar Formoso); Dinis Rebelo e Rodrigo Abel (Sp. Celoricense); Tiago Lemos, Rodrigo Coelho, Tiago Lopes e Guilherme Tomé (todos do NDS); Guilherme Silva (Guarda Unida); Martim Murça (Sp. Mêda); Ivan Nascimento (GD Trancoso) e Marco Pereira (UD Pinhelenses).