A multinacional norte-americana de informática Fortinet, um gigante mundial na área da cibersegurança, vai instalar-se no Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
O anúncio foi feito na semana passada por Joaquim Brigas, presidente do IPG, na sessão de abertura das Jornadas de Engenharia Informática, que decorreram na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) no dia 4. Além da Fortinet, também a tecnológica portuguesa Securnet escolheu o Politécnico guardense para sediar um centro de competências. «O Politécnico da Guarda estabeleceu recentemente uma parceria com a Fortinet, tornando-se um dos primeiros parceiros em Portugal a integrar o programa “Academia Fortinet”», afirmou Joaquim Brigas, adiantando que IPG irá formar especialistas na área de cibersegurança, «aumentando a sua presença neste setor com grande procura de mercado».
Organizadas pelo Núcleo de Engenharia de Informática e pela unidade técnico-científica de Informática do IPG, as Jornadas de Engenharia Informática realizam-se ao longo do dia com palestras sobre cibersegurança, “Internet das Coisas”, “Low Code” e desenvolvimento na “Cloud”. Na sessão, Joaquim Brigas desafiou os recursos humanos da área da informática para «ambicionarem uma unidade de investigação na área da Informática» por forma a atrair nómadas digitais, «os quais poderão escolher a região da Guarda para trabalhar remotamente, beneficiando da sua qualidade de vida e aumentando o rendimento disponível das suas famílias».