Sociedade

UBI prepara crianças e jovens com cursos de Suporte Básico de Vida

Escrito por Luís Martins

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a promover uma ação de sensibilização e formação da comunidade escolar da região em Suporte Básico de Vida (SBV).

Denominado “Compressão pelo Coração”, o projeto teve origem entre os elementos de um grupo de antigos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde e desenvolve-se com o apoio do LaC – Laboratório de Competências da mesma faculdade.

O grupo que se desloca às escolas integra médicos, alunos dos vários anos de Medicina acompanhados de docentes, enfermeiros e técnicos de emergência, muitos deles com vasta formação e experiência na área de urgência pré-hospitalar, adianta a UBI.

«Estes dinamizadores promovem as sessões durante o seu tempo livre e de forma voluntária, transmitindo os conhecimentos em SBV de forma adaptada a cada faixa etária, partilhando experiências e respondendo às inúmeras questões dos mais pequenos», acrescenta a universidade, segundo a qual, a importância da ação “Compressão pelo Coração” justifica-se por «a formação de crianças e jovens ser a forma mais eficaz de assegurar que uma grande proporção da população adquira capacidades para salvar vidas». Em Portugal, todos os anos, 10 mil pessoas são vítimas de morte súbita.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply