A empresa portuguesa WIT Software vai implementar em Belmonte um programa de inovação digital que inclui a criação de um Centro de Desenvolvimento Tecnológico e a contratação de profissionais portugueses e estrangeiros.
O projeto, apresentado esta terça-feira, Dia do Concelho, denomina-se “Belmonte Connect” e resulta de uma parceria entre a empresa que tem sede em Coimbra, a Câmara de Belmonte e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
O programa conta com a criação de um “hub” tecnológico no município e conta com a instalação de outras empresas que se identifiquem com a missão do programa, num «ecossistema» empresarial, com a capacidade de criar vários postos de trabalho na região. Segundo o presidente da autarquia, António Dias Rocha, o objetivo passa por tentar «minimizar os reflexos da falta de profissionais qualificados em áreas tecnológicas e o despovoamento das regiões do interior».
Na sessão de apresentação do projeto, o edil sublinha ainda que o “Belmonte Connect” «é fundamental para o desenvolvimento da economia local, potenciando mais e melhores oportunidades de emprego qualificado». A WIT Software pretende contratar várias dezenas de engenheiros nacionais e internacionais para os seus Centros de Desenvolvimento em Lisboa, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, e agora também em Belmonte.
A empresa dedica-se à criação de produtos de software para operadores de telecomunicações móveis e conta com distribuição desse software em mais de quatro dezenas de países.